RÁDIO WEB CEDEPPE

Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Executivos

Gestão de Empresas de Agronegócios

Sistema Integrado de Gestão; Gerenciamento de Projetos; Qualidade Assegurada

Nossos Posts

PASSADO - PRESENTE - FUTURO

O mundo mudou, não podemos negar. Nem podemos continuar fazendo as coisas da mesma forma sem reciclar e adaptar os conhecimentos adquiridos.

FALAR DO PASSADO NA EDUCAÇÃO é tão importante quanto falar do  PRESENTE, pois temos que estudar o PASSADO para entender o PRESENTE.

Darwin comentava em sua observação - "Não é o maior nem o mais forte que sobrevive, mas os que conseguem se adaptar". Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Queremos um mundo organizado e compreensível. Temos uma série de imagens que nos mostram como o PRESENTE tem se organizado. Os próprios veículos de comunicação quebram o isolamento social, aceleram as mudanças sociais modificando a vida em todos os seus aspectos. Este mundo em que vivemos chamado por Marshall Mchulan de "global vilagge" (aldeia global) é uma imensa aldeia onde informações, opiniões e modas são igualmente compartilhadas. Os avanços contribuiram para a abertura de novos horizontes. Cientistas são unânimes em afirmar que os meios de comunicação moldam as idéias de grande número de pessoas, já os estudiosos,parecem concordar em que a comunicação de massa apresenta seus dois perigos: o monopólio e a comercialização.

Enquanto poderosas técnicas de comunicação ficam sob controle de pequenos grupos que forjam e dirigem a opinião pública segundo seus interesses, o conteúdo dos meios de comunicação de massa são determinados pelos interesses de lucro dos produtores e anunciantes. Devido ao choque com as vantagens econômicas, muitos objetivos sociais acabam sendo abandonados.

Nossa sociedade enfrenta hoje um grande problema - EDUCAR O JOVEM - Tema principal em vários discursos. Temos um compromisso imediato com a vida no PRESENTE. Redescobrindo conhecimentos anteriores e inventando novos conhecimentos temos  o PROGRESSO e o papel do Educador na colaboração para este progresso é o de ENSINAR O QUE A SOCIEDADE NECESSITA que seus cidadãos saibam para conviverem melhor. Sem PROGRESSO anula-se a CIDADANIA e consequentemente se destrói o FUTURO.

Mais do que um ser no mundo, o ser humano se tornou uma PRESENÇA no mundo. Acredito que estamos no mundo para marcarmos presença FAZENDO A DIFERENÇA ! Estamos  presentes para intervir, transformar, falar do que fazemos, sonhar, comparar, constatar, avaliar, decidir, romper, reconhecer que a História é tempo de responsabilidade. Reconhe3cer que ensinar não é apenas transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para produzir e construir. "Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender". Mulheres e homens perceberam ao longo dos tempos que era possível - depois preciso - trabalhar maneiras, caminhos e métodos de ensinar.

Paulo Freire dizia: "O mundo encurta, o tempo se dilui: o ontem vira agora; o amanhã já está feito".

Fonte: Assessoria de Mídia - Cedeppe