RÁDIO WEB CEDEPPE

Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Executivos

Gestão de Empresas de Agronegócios

Sistema Integrado de Gestão; Gerenciamento de Projetos; Qualidade Assegurada

Nossos Posts

Educação x Ensino

Postado por: Daniel Gomes

Educação x Ensino 

EDUCAÇÃO:     forma o cidadão;

ENSINO:            profissionaliza este cidadão...

Importante:

Ética é um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos seus pares na sociedade em que vive, e

Moral é o conjunto de normas que regulam o comportamento das pessoas em sociedade.

Existe uma grande confusão entre as palavras ética e moral, sendo que ético é um termo de origem grega, moral de origem latina.

moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a sua própria consciência moral, que é o que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive, enquanto a ética surgiu com Sócrates, que é a disciplina que investiga e explica as normas morais, o que leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência.

Ética

Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais.

A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter.

Ética é diferente de moral, pois moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos e a ética, busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.

Moral

Moral significa algo relativo aos costumes e deriva do latim, moral se originou quando os romanos traduziram a palavra grega ética.

A moral encontra-se com a ética, pois a suporta, uma vez que não existem costumes ou hábitos sociais completamente separados de uma ética individual.

Para alguns dicionários, moral é um conjunto de regras de conduta consideradas como válidas; éticas, serve  para qualquer tempo ou lugar, grupos ou indivíduos.

primeiro princípio do agir humano, chamado por isso de regra de ouro é:

"Não faças ao outro o que não queres que te façam a ti" . Ou positivamente: faça ao outro o que queres que te façam a ti. Esse princípio áureo pode ser traduzido também pela expressão de Jesus, testemunhada em todas as religiões: ama o próximo como a ti mesmo. É o princípio do amor universal e incondicional. Quem não quer ser amado? Quem não quer amar? Alguém quer ser odiado ou ser tratado com fria indiferença? Ninguém.

Outro princípio essencial da humanidade é o cuidado. Toda vida precisa de cuidado. Um recém-nascido deixado à sua própria sorte, morre poucas horas após. O cuidado é tão essencial que, se bem observarmos, tudo o que fazemos vem acompanhado de cuidado ou falta de cuidado. Se fazemos com cuidado, tudo pode dar certo e dura mais. Tudo o que amamos também cuidamos.

Se não cuidarmos do planeta Terra, ele poderá sofrer um colapso e destruir as condições que permitem o projeto planetário humano.

A própria política é o cuidado para com o bem do povo. Muito cuidado no momento da escolha do político!

Outro princípio reside da solidariedade universal. a capacidade e a vontade de perdoar. Todos somos falíveis, podemos errar involuntariamente e prejudicar o outro conscientemente.

A forma concreta como a ética é vivida, depende de cada cultura que é sempre diferente da outra. Um indígena, um chinês, um africano vive do seu jeito o amor, o cuidado, a solidariedade e o perdão.

Esse jeito diferente chamamos de moral.

Ética existe uma só para todos. Exemplo: Ter uma casa.

Moral existem muitas, consoante as maneiras diferentes como os seres humanos organizam a vida. Ex. Estilo da casa.

Exemplo.

Importante é ter uma casa (ética).

O estilo e a maneira de construí-la pode variar (moral).

Pode ser simples, rústica, moderna, colonial, gótica, contanto que seja casa habitável. Assim é com a ética e a moral.

 

 

s

Fonte: Daniel Gomes