RÁDIO WEB CEDEPPE

Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Executivos

Gestão de Empresas de Agronegócios

Sistema Integrado de Gestão; Gerenciamento de Projetos; Qualidade Assegurada

AUDITORIAS ORGANIZACIONAIS

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Chame um auditor de organização de grande conhecimento nesta área, obtenha um retrato detalhado, analise criticamente e obtenha conosco um cronograma e projeto para todas as necessárias ações corretivas.

O Cedeppe domina esta área desde 1987, quando a ISO iniciou trabalhos dirigidos a Sistemas de Gestão da Qualidade e mais outros. Nós vamos até a sua empresa, treinamos seus Auditores Internos, e em conjunto com eles fazemos uma detalhada auditoria de seus Sistemas de Gestão, realizando os relatórios e participando das reuniões de Análises Críticas. O treinamento teórico é de 5 dias e a auditoria até a Análise Crítica de outros 5, sendo seus funcionários certificados pelo Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Executivos.

Perceba que cada um dos assuntos abaixo tem origem  em seu sistema de gestão. Não basta ser um bom profissional em sua área, você tem que saber cada vez mais de administração ! Perceba também que estamos à sua disposição para ajudar na completa e definitiva arrumação de seu local de trabalho. Escreva-nos.

Alta  Administração

Que função é responsável por assegurar que o produto ou serviço que receberei é o que solicitei ? Quem assegura que o seu sistema de gestão é bem gerenciado em todas as etapas do projeto e demais etapas, até a entrega ao cliente?

Sistema de gestão

Seu sistema de gestão é gerenciado de forma a assegurar que todas as etapas e necessidades de sua administração estejam voltadas à garantia da qualidade em todos seus processos, incluindo mão de obra, métodos, máquinas, meio ambiente, medições e materiais ? Ele é regularmente auditado e os resultados são analisados criticamente pela Alta Administração ? esta análise crítica considera indicadores, meios, ações corretivas e preventivas ?

Seu  contrato com os clientes ?

Como seu sistema de gestão assegura que receberei tudo aquilo que fez parte de nosso acordo, e que me foi prometido pelo seu pessoal de vendas ou por você diretamente  ? Quando lhe solicito um produto ou serviço, você averigua previamente sobre sua real capacidade em me atender para depois me dizer SIM, ou simplesmente promete que SIM para depois verificar como vai me atender ?

Desenvolvimento de novos produtos ou serviços

Mostre-me como sua ORGANIZAÇÃO  projeta seus produto ou serviços e como assegura que os mesmos têm a performance que anuncia. Você pode demonstrar que existem acordos entre o seu pessoal que projeta um novo produto ou serviço  e aquele que o anuncia, de forma a  assegurar que a performance é exatamente aquela anunciada  ? Se durante o projeto for feita uma modificação de projeto, como sua ORGANIZAÇÃO determina que o quê receberei é ainda aceitável  ?

Controle de Documentos e Dados

Como é que seu pessoal recebe informações quanto às normas de sua ORGANIZAÇÃO e as normas de governo e quanto aos seus procedimentos de trabalho, tendo  a certeza de que são a última palavra e última revisão a ser atendida ? Se existem mudanças de procedimentos, como essas são comunicadas a todo o pessoal envolvido ? Se eu necessitar saber algo sobre o produto ou serviço que estou recebendo, como essa informação me será passada ? Estará ela atualizada ? Como você garante isso ? O seu Manual da Qualidade, se o tiver,   contém todos os procedimentos inter-setoriais, e citam claramente todas as instruções de trabalho intra-setoriais  que devem ser seguidas para que os procedimentos aconteçam com qualidade assegurada  ? Este seu Manual foi construído através do trabalho de pessoal qualificado e autorizado ? Sua ORGANIZAÇÃO pode demonstrar que não existem documentos obsoletos nos diversos setores de trabalho ? Seus registros são claros e completos ? Eles podem ser encontrados facilmente e em tempo curto ? Sua ORGANIZAÇÃO sabe que pode ter um completo gerenciamento eletrônico de documentos de forma integrado e por valor muito pequeno ?

Compras

Sua ORGANIZAÇÃO pode demonstrar que o pessoal de compras está adquirindo materiais e produtos ou serviços de acordo com especificações/critérios bem definidos ? Como ela pode demonstrar que os materiais recebidos têm sua qualidade garantida ? Seus fornecedores são avaliados em termos estatísticos ? Eles entregam seus produtos e produto ou serviços em tempo, na quantidade solicitada e obedecendo as especificações, sempre com desvios padrões pequenos ? Sua ORGANIZAÇÃO audita fornecedores ?

Identificação, Rastreabilidade , Controles

Mostre-me como sua ORGANIZAÇÃO garante que os projetos dos produto ou serviços que recebo não são confundidos  com outros de especificações parecidas. Como sua ORGANIZAÇÃO garante a  rastreabilidade das suas operações, através de seus registros, que vão desde a prestação do produto ou serviço em si até as notas fiscais de materiais e aplicativos críticos comprados  ? Os materiais e os processos críticos têm a rastreabilidade requerida  ?

Controle do dia-a-dia (controle de processos)  

Mostre-me que as Instruções de Trabalho estão nos locais de trabalho e são consultadas regularmente pelo pessoal envolvido; estou particularmente interessado nas instruções que lidam com itens críticos das especificações do produto ou serviço prestado por sua ORGANIZAÇÃO. Ela pode demonstrar que seu processo operacional  é estável e capaz (consulte sobre o termo â??capabilidadeâ?) em termos estatísticos  ? Ela sabe analisar modo e efeito de falhas que  ocorrem no processo  ?

Inspeções, controle da qualidade

Como sua ORGANIZAÇÃO assegura que o produto ou serviço que recebo obedece  às especificações estabelecidas  ? Como ela assegura que os produtos ou serviços são testados de forma segura quanto à reprodutibilidade e repetibilidade dos resultados quando prestados em situações semelhantes  ? Mostre-me como seus testes são realizados e como os resultados são avaliados. Caso sua ORGANIZAÇÃO disponha de um laboratório próprio ou conveniado (se esta questão for aplicável), como ela assegura que os resultados dos testes ali realizados são de confiança ?

Equipamentos de controle da qualidade 

Como sua ORGANIZAÇÃO garante que os seus equipamentos de inspeção (próprios e/ou terceirizados, quando aplicável) estão todos aferidos e calibrados, através do uso de padrões cuja rastreabilidade é conhecida e assegurada por órgão de renome nacional ou internacional  ? Como a sua ORGANIZAÇÃO está administrando isso ? Qual sua visão sobre o acompanhamento estatístico de desvios sofridos por equipamentos de medição e teste ? Como são guardados e manuseados seus equipamentos ? O meio ambiente em que são guardados e manuseados está sob controle ? Sua ORGANIZAÇÃO conhece e pratica os testes conhecidos como R&R para determinar certeza de resultados emitidos (novamente: se for este um requisito aplicável)  ?

Controle de falhas, aquelas que não estão conforme requisitos estabelecidos

Quando ocorre o fato do produto ou serviço não atender as especificações de saída de projeto, ou não funcionar como deveria, existe um procedimento formal definindo o que deve ser feito e como deve este assunto ser tratado  ? Todos na sua ORGANIZAÇÃO conhecem este procedimento ? Solicito uma demonstração. Há um procedimento documentado para averiguar as causas de não - conformidades em etapas de seu gerenciamento de projeto que vão  desde a aquisição de materiais até a assistência que me é devida  ? Sua ORGANIZAÇÃO pode demonstrar que, no caso de prestação de um produto ou serviço não conforme, esse foi previamente e formalmente  consentida pelo usuário desse produto ou serviço ou mesmo pela função Garantia da Qualidade   ?

Ações Corretivas e Preventivas (preferencialmente as últimas)

Se houver um problema durante a realização do produto ou serviço, ou um problema em qualquer outro processo auxiliar, qual é o procedimento que garante a não - reincidência  ? Sua ORGANIZAÇÃO já se convenceu que é melhor planejar / prevenir do que fazer  ações corretivas após já haver perdido dinheiro público com não conformidades ? Sua ORGANIZAÇÃO  já se convenceu que não estou disposto a pagar  por  falhas em seus processos  ? Já se convenceu que ORGANIZAÇÃOS CONCORRENTES  podem estar melhores  ? Como você  demonstra isso ? Com que dados estatísticos ? Com que fatos e indicadores numéricos?

Manuseio e Armazenamento de Materiais (atenção para as normas de gestão da segurança ocupacional e as de gestão ambiental).

Como você está garantindo que os materiais usados, comprados, transportados e entregues (interna ou externamente) são bem manuseados, de forma a prevenir danos ? O pessoal que guarda seus estoques (almoxarifado)  conhece e trabalha de acordo com o conceito de  â??o primeiro que entra é o primeiro que sai  ?â?   Podemos testar isso através de identificações e registros  ?

Registros (burocracia demais é falta de confiança entre profissionais e fraco sistema de gestão)

Sua ORGANIZAÇÃO possui procedimentos documentados de como ela  trata  seus registros em termos de identificação, indexação, acesso, local de guarda, condições de guarda, disposição dos registros  ? Como eles podem demonstrar a qualidade do produto ou serviço que recebo através desses registros  ? Eles são legíveis ? Se forem guardados por meios eletrônicos, sua ORGANIZAÇÃO possui algum procedimento para garantir o acesso rápido e seguro às informações neles contidas ?

Auditorias Internas da Qualidade , sem procura de culpados e sim à procura de oportunidades de melhorias.

Como você assegura que sua ORGANIZAÇÃO está com sua gestão disciplinada ? Como assegura que os procedimentos e instruções de trabalho são cumpridos ? Sua ORGANIZAÇÃO já sabe determinar as diferenças entre auditorias de produto ou serviço, produto, processo e sistema ? Ela mantém um grupo de auditores internos treinados de acordo com normas bem definidas ? Eles são respeitados ? Eles possuem um código de ética ? Eles seguem um Plano de Auditorias Internas ? Qual a freqüência com que auditam ? Essa freqüência é suficiente para dar seguimento às ações corretivas advindas de auditorias passadas ? Você pode apontar alguns casos em que a ORGANIZAÇÃO resolveu casos de não - conformidades apontadas por auditorias internas ? Pode apontar casos em que os resultados dessas auditorias foram seguidos e criticados pela Alta Administração (Inspetores)  ?

Treinamento (inclua mais que isto, inclua Educação para a Qualidade)

Demonstre que o pessoal que planejou todas as etapas do produto ou serviço que recebo foi treinado para as funções que exercem. Eles conhecem todos os aspectos críticos do produto ou serviço, de forma correta ? Os superiores hierárquicos que lidam com essas pessoas aprovaram os treinamentos dados ? Os treinamentos advindos das necessidades apontadas pela auditoria interna da tiveram prioridade ? Sua ORGANIZAÇÃO pode demonstrar que possui um procedimento documentado de como fazer levantamento de necessidades de treinamento e cumprir com essas necessidades ?

Assistência e acompanhamento (grande fonte de dados para marketing !)

Se você me dissesse que poderia dar assistência após a prestação de seu produto ou serviço, qual seria o procedimento para que isso acontecesse ? Você pode garantir que as pessoas que me dariam essa assistência estariam devidamente treinadas ? Os dados coletados nessa assistência seriam passados ao pessoal de planejamento de novos produto ou serviços  ? Como ? Com que procedimento formal ?

Técnicas Estatísticas, formação de indicadores, base de melhorias sérias e de longa duração.

Se sua ORGANIZAÇÃO estiver usando técnicas estatísticas para garantir que os processos internos (projetos, compras, planejamento, produto ou serviços internos, operações, inspeções, armazenamentos, treinamentos, atendimentos, etc) são bem gerenciados, eu pergunto: seus processos são estatisticamente capazes ? Sua organização possui indicadores que são seguidos por  todos os níveis da organização  ? São divulgados em uma linguagem fácil de entender ?

RECADO FINAL (leia com atenção)

Você tem tudo a ver com essas perguntas.  Na situação em que SEU CLIENTE  desejar bom atendimento, ele o definirá como CUMPRIMENTO INTEGRAL DE ACORDOS estabelecidos com sua ORGANIZAÇÃO. Quem falará pelos clientes  ?  Esses  itens sugerem requisitos mínimos para que seus clientes creiam que sua ORGANIZAÇÃO está gerenciando com EFICIÊNCIA e EFICÁCIA. Seu envolvimento pessoal é fundamental para que sua ORGANIZAÇÃO possa dizer que tem gestão  disciplinada e que cumpre estes requisitos mínimos.

Deseja um treinamento In Company a respeito disto tudo ? Uma consultoria organizacional séria, ética, competente e eficaz ?